quinta-feira, 14 de setembro de 2017

9 - Informar para avaliar

O apoio ao movimento associativo na área social e da protecção civil
O Poder Local Democrático, tal como a CDU sempre o entendeu desde a Revolução de Abril, tem no movimento associativo um dos seus mais importantes baluartes. É fundamental apoiar o funcionamento e desenvolvimento de associações, porque elas são o cadinho para a produção de cidadãos mais independentes, mais interventivos, mais implicados na coisa pública. E em Castro Verde, 41 anos depois das primeiras eleições autárquicas, a CDU nunca, em situação alguma, deixou de apoiar o movimento associativo olhando para as cores partidárias dos seus dirigentes. Exemplar a forma de actuação da CDU em Castro Verde.
Quando se fala em movimento associativo estamos a colocar todas as associações, clubes, bandas, instituições de solidariedade social, imprescindíveis para a criação de um sentido de comunidade que seja plural e abrangente.
O apoio dado pelo Município de Castro Verde ultrapassa em muito o simples transferir de verbas para o normal funcionamento dessas associações, alargando-se a muitas outras fórmulas de apoio que vão da cedência de instalações, apoio à recuperação de edifícios, montagem de palcos e outras estruturas para a realização de festas e iniciativas diversas dessas associações, etc..
Em 2016, os apoios financeiros às mais diversas associações que desenvolvem a sua intervenção na área Social foi de cerca de 111,5 mil euros. Se a isto juntarmos o apoio aos Bombeiros Voluntários de Castro Verde, que foi de 62,6 mil euros e os 14,6 mil euros à Cruz Vermelha Portuguesa, chegamos aos cerca de 190 mil euros no apoio, só para o movimento associativo que desenvolve actividades na área social, protecção civil, socorro e segurança.
Ao longo deste mandato, entre os anos de 2013 e 2016, o Município de Castro Verde distribuiu por estas associações mais de UM Milhão de euros.

Onde é que o Município de Castro Verde gasta o dinheiro? As nossas associações também podem ajudar a responder!