terça-feira, 5 de setembro de 2017

7. Turismo - Informar para avaliar, CDU é transparência

Turismo

A dinâmica económica local tem várias componentes cuja mais valia não é muitas vezes percepcionada da melhor forma. Temos tendência em generalizar ideias e ter como certo o que parece mais evidente. Mas a realidade tem pormenores que, muitas vezes, são mais importantes do que parecem.
O turismo é um daqueles sectores cuja importância tem sido pouco valorizado no nosso concelho, mas que representa um peso muito importante no sector da restauração e do alojamento.
Os números têm tido, genericamente, uma subida generalizada, o que se repercute, de forma clara, na microeconomia local, em particular no número de estabelecimentos de restauração e alojamento cuja oferta tem subido de forma generalizada nos últimos quatro anos.
De 2013 a 2016 o número de dormidas no Parque de Campismo subiu de 10.754 para 15.377, número particularmente reforçado pelas dormidas em autocaravanas que passaram de 6.685 para 10.441.
Também o número de visitantes no conjunto de equipamentos de características turísticas (Basílica Real, Museus, Vale Gonçalinho) subiram de cerca de 11.000 para 16.500.
Enquanto isso, no Centro de Promoção do Património e Turismo, entre 2013 e 2016, os números passaram de cerca de 5.000 para 9.000.
Números claros que demonstram a potencialidade do território de Castro Verde na área do turismo e o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido neste sector.

CDU, INFORMAR PARA SABER AVALIAR!