quinta-feira, 14 de setembro de 2017

10 - Informar para avaliar



Ainda o movimento associativo e o peso na despesa da Câmara

O movimento associativo é uma fórmula clara de envolver os cidadãos na vida das comunidades. Contudo, os tempos de maior individualismo das sociedades modernas, faz com que sejam cada vez menos aqueles que estão disponíveis para trabalhar, de forma gratuita e dedicada, nas associações, clubes e instituições de caracter colectivo.
Também a relação com as associações é hoje muito diferente daquilo que era há alguns anos. A pouca disponibilidade de uns, obriga à necessidade de contratação de recursos humanos para que as associações possam fornecer serviços ou manter actividade.
É por isso que a CDU entende que é fundamental financiar o movimento associativo para que subsista uma actividade forte e diversificada que enriqueça a oferta e o número de actividades, que permita aumentar o número de praticantes e fomente o diálogo e a camaradagem entre as pessoas.
Este entendimento da CDU, sobre a importância do associativismo na vida das populações, é bem evidente no número de associações e das gentes que envolvem no concelho de Castro Verde. No entanto, este apoio tem um custo financeiro grande, ao qual acrescem ainda outros apoios logísticos, mais ou menos pontuais, seja no apoio à manutenção e cedência de instalações, montagem de festas ou iniciativas de cada associação, etc..
Só no ano de 2016, os apoios financeiros concedidos às associações culturais e desportivas do concelho ultrapassou os 300 mil euros. Pois é, caro leitor. 314 mil euros…
As cinco maiores associações, em termos de financiamento foram o F.C.Castrense, com 132 mil euros; a CORTIÇOL, com 38 mil euros; o F.C. S. Marcos, com 34 mil euros; a Filarmónica 1º de Janeiro, com 19 mil euros e o Tesouro da Basílica Real com 14 mil euros.
Quando a CDU fala de apoio ao associativismo sabe do que fala. E sobretudo, demonstra a sua capacidade de trabalhar de forma COMPETENTE, porque o associativismo faz falta à comunidade e por isso incentiva-o; DIVERSIFICADA, porque queremos as pessoas envolvidas na vida da comunidade; ISENTA, porque o faz de forma objectiva, tendo como referência os protocolos que estão na base dos apoios, e não olhando a camisolas, deste ou daquele…
É assim que trabalha a CDU, em Castro Verde! De forma transparente!    
CDU, INFORMAR PARA SABER AVALIAR!