Notícias e Opinião


CASTRO VERDE



AINDA SOBRE OS “CORTES” NAS TRANSFERÊNCIAS DE CAPITAL PARA AS JUNTAS DE FREGUESIA RURAIS

Questões levantadas na Assembleia Municipal de 28/06/2018 que ficaram sem resposta!

Atendendo à importância do tema dos cortes de transferências de capital/investimento para as Juntas de Freguesia, afigura-se pertinente dar a conhecer a intervenção e as questões colocadas ao Sr. Presidente da Câmara de Castro Verde a este respeito, na sessão da Assembleia Municipal do passado dia 28 de Junho de 2018, no período reservado à intervenção do público.

Em Novembro de 2017, o actual executivo da Câmara de Castro Verde (PS) entendeu assumir, no orçamento e grandes opções do plano 2018, obras que estavam previstas nos programas eleitorais e nos planos das juntas de freguesia de maioria CDU.
Mais tarde, decidiu reduzir o valor das transferências dos designados Acordos de Colaboração com as Juntas de Freguesia da CDU e, neste momento, anulou os referidos “acordos”, os quais consistem na comparticipação municipal de 80% nas despesas de capital (investimento), que é o que permite a execução de obras por parte das Juntas.
A CDU denunciou os cortes nestas transferências em comunicado datado de 7 de Junho de 2018. Ao contrário da acusação que foi feita pelo Sr. Presidente da Câmara, o comunicado da CDU não omitiu os valores transferidos para as Juntas de Freguesia ao abrigo de outros acordos, uma vez que o comunicado se refere, exclusivamente, aos designados Acordos de Colaboração (os de transferência de capital para execução de obras) e que é inegável que sofreram cortes e que, ao que tudo indica, foram agora anulados.

Pelo contrário, foi a Câmara Municipal que omitiu a informação sobre estes cortes quando mostrou, na presente sessão da Assembleia Municipal, os valores das transferências para as juntas de freguesia em 2018, na medida em apresentou os valores dos Acordos de Execução e dos Contratos Interadministrativos e omitiu os dos Acordos de Colaboração.

São falaciosos os argumentos apresentados pela Câmara Municipal e pela bancada do PS para justificar a apropriação de obras das Juntas de Freguesia da CDU e para justificar os cortes nas verbas de capital/investimento (protocolos de colaboração) para estas mesmas Juntas, vejamos:
O Sr. Presidente não explicou como é que pensa poupar se a própria Câmara irá assumir a obras e pagá-las a 100%? O argumento da poupança devido à alegada situação financeira da Câmara Municipal não convence. Impõe-se, ainda, perguntar de que forma as obras em causa foram contempladas no orçamento municipal para 2018 e quando é que está previsto serem feitas?
• Nada há a opor à transferência de capital no valor de 135.000,00€ para a União de Freguesias de Castro Verde e Casével, de maioria PS, que permitirá concluir, em 2018, uma obra em curso e assumida anteriormente.
Mas já não é admissível que tenha sido retirada a possibilidade das Juntas de freguesia rurais, de maioria CDU, executarem e apresentarem obras com algum significado às populações que as elegeram. Não é possível porque a Câmara assumiu essas obras e porque, a seguir, lhes cortou as transferências de capital/investimento, o que só pode ter um objectivo, condicionar a capacidade de intervenção e asfixiar as juntas da CDU.

A actual Câmara de Castro Verde cumpriu o que estava previsto para a União de Freguesias de Castro Verde e Casével (do PS) no Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2018, mas não cumpriu o que estava acordado para as Juntas de Freguesia de Entradas, Santa Bárbara de Padrões e São Marcos da Ataboeira (da CDU)!

É evidente que as Juntas de Freguesia não foram tratadas de forma equitativa e proporcional na maneira como a Câmara Municipal de Castro Verde conduziu o processo!

• Quanto às transferências de verbas para as Juntas de Freguesia ao abrigo dos Acordos de Execução e dos Contratos Interadministrativos, que perfazem 373.200,00€ para as quatro freguesias do concelho, quem conhece quais são os meios, as despesas correntes e fixas das Juntas de Freguesia, sabe muito bem que os recursos são escassos. Como tal, menos se entende a recusa de apoio da actual Câmara Municipal para a execução de intervenções pontuais de manutenção que necessitam de meios que as juntas não dispõem, baseada numa interpretação inflexível dos protocolos.


Como em título afirmámos, não foi obtida resposta por parte do presidente da Câmara Municipal a muitas das perguntas e pedidos de esclarecimento formulados pelo público presente na sessão da Assembleia Municipal de 28 de Junho de 2018!

3 de julho de 2018



CASTRO VERDE


BIOSFERA CASTRO VERDE
FAZ HOJE UM ANO QUE A UNESCO RECONHECEU O TRABALHO DESENVOLVIDO E A IMPORTÂNCIA DO FUTURO.



Paris, sede da UNESCO, 14 de junho, 11 da manhã. Faz hoje um ano que o Programa “O Homem e a Biosfera” reconheceu Castro Verde como Reserva da Biosfera, atribuindo a este território uma classificação mundial, que valoriza o trabalho desenvolvido e pretende potenciar um futuro sustentável, afirmando o concelho como ecossistema de alto valor natural e humano que presta um serviço à humanidade, que salvaguarda elementos naturais e culturais distintivos.

Uma classificação que resultou de décadas de trabalho dos diferentes atores comunitários, com destaque para a parceria promotora da candidatura, a Câmara Municipal de Castro Verde, a Associação de Agricultores do Campo Branco e a Liga para a Proteção da Natureza. Uma parceria que fez a diferença em todo este longo processo de afirmação de Castro Verde e que tem permitido que aqui tenham acontecido coisas tão importantes como o Plano Zonal de Castro Verde e a consequente criação e a manutenção das medidas agroambientais, a classificação da ZPE de Castro Verde, o desenvolvimento de projetos de investigação, a promoção de programas de salvaguarda de espécies ameaçadas, etc.

Agricultores, ambientalistas, decisores políticos e a população que soube abraçar esta causa foram fundamentais. Tudo seria diferente se, no final dos anos 80, a autarquia se tivesse rendido à fome desenfreada das celuloses, que aqui procuraram fazer crescer florestas de eucaliptos, prometendo lucros rápidos em troca do abandono da atividade agrícola tradicional, da destruição da paisagem e do desaparecimento dos recursos que estão associados à estepe cerealífera. Esta atitude foi formalizada no Plano Diretor Municipal. Muitas outras atitudes, e trabalho objetivo, se seguiram ao longo das últimas décadas por parte de quem esteve no terreno a trabalhar em prol do bem-estar das populações, por parte de quem lavrou a terra, por parte de quem soube compreender o voo de uma abetarda, o cante e o toque da viola campaniça.

Hoje procede-se à instalação do Conselho Consultivo da Reserva da Biosfera. Um órgão com uma missão específica, no qual estão representados os agentes ativos do concelho e da região. Um órgão que reflete a metodologia utilizada na construção da própria candidatura, desenvolvida nos 3 anos que antecederam a sua entrega. Foram dezenas de reuniões, jornadas de trabalho envolvendo agentes de todas as áreas (educação, cultura, economia, etc.). Um processo muito participado que se traduz nas inúmeras declarações de apoio que integram a própria candidatura.
Hoje está anunciada a apreciação da Marca Biosfera e do regulamento que lhe vai dar suporte. Uma das muitas ações que fazem parte do Plano de Ação da candidatura e que tem subjacente um caminho que se deve continuar a fazer, que mantenha os recursos e o património e os compatibilize com a agricultura, com a mineração, com o comércio e os serviços, etc., que permita um desenvolvimento que acrescente riqueza.

Hoje, a CDU, enquanto força política do Poder Local que esteve envolvida em todo este processo, congratula-se com a Biosfera Castro Verde, com toda a dinâmica de parcerias comunitárias que permitiu percorrer este caminho, e está atenta e empenhada na resposta ao desafio futuro da classificação Reserva da Biosfera.






A ORGANIZAÇÃO REGIONAL DE BEJA DO PCP EMITIU A SEGUINTE NOTA À COMUNICAÇÃO SOCIAL:


Inspectora Geral da ACT confirma repressão, assédio e violação dos direitos dos trabalhadores da “Somincor”
A requerimento do PCP foi hoje ouvida, na Comissão Parlamentar de Trabalho, a Inspectora Geral da Autoridade para as Condições de Trabalho sobre a situação de repressão e assédio na Mina de Neves Corvo, “Somincor” – Sociedade Mineira de Neves Corvo.
Nesta audição, a Comissão foi informada das conclusões das ações inspetivas requeridas pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira (STIM) no decurso de represálias e retaliações da Administração sobre trabalhadores que aderiram à greve.
A greve foi desencadeada por melhores condições de trabalho, nomeadamente quanto ao não aumento do horário no fundo da mina; o alargamento da antecipação da idade de reforma dos trabalhadores adstritos às lavarias, pastefill, backfill e central de betão; fim da repressão e cumprimento dos direitos dos trabalhadores.
A ACT confirmou a violação grave de direitos fundamentais dos trabalhadores por parte da Administração, tendo sido alvo de participação crime e diversas contra-ordenações por violação de matérias relativas ao direito à greve e lock out, horários, mobilidade funcional, interdição de acesso ao local de trabalho e não pagamento de subsídio de Natal, tratamento desfavorável ao trabalhador.
No âmbito das audições requeridas pelo PCP, serão ainda ouvidos o STIM e o Ministro do Trabalho.
Da parte do PCP, continuaremos a acompanhar esta matéria com toda a atenção e profundamente solidários com a luta e reivindicações dos trabalhadores da “Somincor”.
Beja, 21 de maio de 2018

Para eventual contacto: João Dias – Deputado do PCP na Assembleia da República (938 545 536)


CASTRO VERDE


CANDIDATURA BIOSFERA CASTRO VERDE FOI DISTINGUIDA

A CDU Castro Verde congratula-se com a distinção do processo de candidatura de Castro Verde a Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO, à qual, no passado dia 6 de maio, foi atribuído o Prémio Especial Turismo, pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.
Todo o processo de candidatura foi desenvolvido no mandato anterior, fruto de um longo trabalho desenvolvido no âmbito dos muitos anos de parceria de cooperação envolvendo as entidades Câmara Municipal de Castro Verde, Associação de Agricultores do Campo Branco e Liga para a Proteção da Natureza.
O prémio realça a importância do projeto de sustentabilidade ambiental e de envolvimento comunitário que estão na base da atribuição da classificação em junho 2017 pela UNESCO, e sublinha o papel que o turismo tem no desenvolvimento regional, potenciando áreas associadas ao património natural e cultural.





CASTRO VERDE


A ACTIVIDADE DOS ELEITOS DA CDU NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE CASTRO VERDE

2 - Sessão pública ordinária da Assembleia Municipal de Castro Verde realizada a 26/04/2018
Realizou-se ontem uma sessão pública da Assembleia Municipal de Castro Verde.
A Presidente da Assembleia Municipal deu início aos trabalhos com uma intervenção sobre o 25 de Abril, o seu significado e as razões para o comemorarmos e a seu pedido, todos os presentes, de pé, aplaudiram em ovação os capitães de Abril e todos quantos lutaram para que esse dia tivesse sido possível.
No período de “Antes da Ordem do Dia” os eleitos da CDU apresentaram uma MOÇÃO sobre “Transferência de Competências” para as Autarquias Locais que foi aprovada por maioria, com os votos contra do PS.
Os eleitos da CDU assumiram a abstenção na votação do “Relatório e Conta de Gerência relativos ao exercício de 2017” e da proposta de “1ª Revisão ao Orçamento e Opções do Plano – 2018”.
Votaram a favor da aprovação da proposta de autorização à Câmara Municipal para a contratação de empréstimo bancário, até ao montante de 1.175.000 euros, tendo apresentado a seguinte declaração de voto:
“Apesar de termos reservas relativamente a algumas opções políticas da proposta no que concerne a prioridades, montantes e calendarização de investimentos e também no que respeita ao total do empréstimo e à capacidade de endividamento do Município, a CDU, dentro do espírito de responsabilidade que a caracteriza, decidiu votar a favor dessa mesma proposta, por forma a não inviabilizar a actividade do município, uma vez que um empréstimo deste montante e com o prazo de amortização previsto (20 anos) carece de aprovação de uma maioria qualificada de Assembleia, conforme previsto na Lei.”
Votaram ainda favoravelmente a proposta da “Comissão de Análise das Candidaturas à atribuição de apoios económicos aos estudos do Ensino Superior” e da proposta de atribuição de despesas de representação aos titulares de direcção intermédia de 2º grau, que exerçam funções na Câmara Municipal.

A CDU é oposição na Câmara Municipal e maioria na Assembleia Municipal e os seus eleitos exercem de forma responsável os seus mandatos, sempre no interesse das populações e do concelho de Castro Verde.



CASTRO VERDE


A ACTIVIDADE DOS ELEITOS DA CDU NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE CASTRO VERDE - CDU mantém postura responsável e viabiliza a contratação de empréstimo

1 - Sessão pública ordinária da Assembleia Municipal de Castro Verde realizada a 26/04/2018
A CDU votou favoravelmente a aprovação da proposta de autorização à Câmara Municipal para contratação de um empréstimo bancário de longa duração até ao montante de 1.175.000 euros.
Assim, e no exercício da oposição responsável apanágio da CDU, estão criadas as condições consideradas necessárias, pelo actual executivo do PS, para a prossecução das acções cujo financiamento depende da contratação do referido empréstimo.
A CDU de Castro Verde sempre defendeu a prevalência dos interesses do concelho e das suas populações, mesmo em prejuízo das suas opções político-partidárias.
A CDU entregou uma Declaração de Voto e a proposta foi aprovada por unanimidade.














CASTRO VERDE


SESSÃO PÚBLICA SOBRE A REABILITAÇÃO URBANA DA VILA DE CASTRO VERDE

Os Vereadores e alguns apoiantes da CDU participaram ontem na sessão Pública sobre a Reabilitação Urbana da vila de Castro Verde, promovida pela Câmara Municipal, com a apresentação de contributos válidos e fundamentados de quem conhece e se preocupa com o bem-estar dos que vivem, trabalham e se deslocam nas principais artérias da vila.
Consideramos, como estava previsto pelo anterior executivo, e tivemos oportunidade de o referir nesta sessão, que teria sido mais proveitoso discutir, não em abstracto (sobre o “vazio”), mas sobre algumas das ideias base que devem presidir às intervenções e sobre algumas das propostas do Concurso de Ideias lançado pelo executivo CDU em Outubro de 2016. 
O Programa Estratégico de Reabilitação Urbana da vila de Castro Verde foi elaborado pelo anterior executivo da CDU e aprovado em 2016. 
O PEDU integra o quadro de financiamento comunitário que, para além de outras intervenções (Centro de Artes e Ofícios – Viola Campaniça, remodelação do Centro Coordenador de Transportes, Ampliação do Parque Comunitário de Castro Verde-2ª fase…), enquadra as obras nos espaços públicos. 
Estas últimas foram o principal objecto de discussão nesta sessão pública, não tendo, no entanto, ultrapassado a constatação dos problemas vivenciados e que são do conhecimento de todos, nomeadamente os da Rua Morais Sarmento. 
A CDU continuará a acompanhar o processo e a contribuir de forma responsável para a melhoria das condições de vida da população de Castro Verde.



Em cima o “Correio Alentejo” (jornal “””independente”””), em baixo “O Campaniço” (boletim informativo da Câmara Municipal de Castro Verde, até à data porque agora...), entretanto divirtam-se e descubram as diferenças 



(Ana Rita Mestre, 01/02/2018) 




NOTÍCIAS DO NOSSO CONCELHO
UNIDADE DE CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS E REABILITAÇÃO DE CASÉVEL

Apesar de ter decorrido mais de um ano sobre o compromisso assumido pelo Senhor Secretário de Estado da Saúde na reunião de 23 de Agosto de 2016 com a Câmara Municipal de Castro Verde (então liderada pela CDU) e com a presença da direcção da Fundação Joaquim António Franco e seus Pais, o Governo veio finalmente cumprir a promessa feita.
Assim, a Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Média Duração e Reabilitação de Casével vai dispor de mais 10 camas integradas na rede, conforme despacho publicado no Diário da República de 29 de Dezembro último.
(10 de janeiro de 2018)















NOTÍCIAS DO NOSSO CONCELHO
REFORÇO DE ADUÇÃO DE ÁGUA A CASTRO VERDE

No âmbito do seu plano de investimentos a AgdA – Águas Públicas do Alentejo, SA - lançou finalmente o concurso público da empreitada de reforço de adução de água a Castro Verde, conforme anúncio publicado no Diário da República de 9 de Janeiro último.
A empreitada engloba a construção de aproximadamente 44,5 Km de condutas adutoras, de 1 reservatório elevado (Castro Verde), de 5 reservatórios apoiados e de 4 estações elevatórias.
O preço base da empreitada é de 4.500.000,00 € e o prazo de execução da obra de 450 dias.
Esta empreitada, agora lançada, e que resulta de um longo e demorado processo de reivindicação, estudos e projectos, com a participação directa e empenhada da autarquia de Castro Verde ao longo dos últimos anos, vem dar continuidade à remodelação da ETA do Monte da Rocha (executada pela AgdA) que, recorde-se, foi uma obra visionária da Câmara Municipal de Castro Verde do final dos anos 80.
Pensamos que, com a conclusão desta empreitada, estarão garantidas todas as condições às populações do concelho para um acesso pleno a uma água para consumo humano em quantidade e cumprindo todos os critérios de qualidade.


(10 de janeiro de 2018)








CASTRO VERDE



A ACTIVIDADE DOS ELEITOS DA CDU NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE CASTRO VERDE

Realizou-se no passado dia 21 de Dezembro uma sessão da Assembleia Municipal onde, entre outras, foram apreciadas e votadas a proposta do “Orçamento e Opções do Plano para o ano de 2018” e a nova proposta de “Fixação da taxa de participação variável no IRS a aplicar no ano de 2018”.
Relativamente à proposta de “Orçamento e Opções do Plano para o ano de 2018” a CDU absteve-se e apresentou a seguinte Declaração de Voto:
“Sem deixar de defender sempre as suas posições políticas e de exercer com coerência, rigor e responsabilidade a ação fiscalizadora que lhe compete nesta Assembleia Municipal, os eleitos pela CDU decidiram optar pela abstenção na votação das Grandes Opções do Plano e do Orçamento, uma vez que consideram que devem assegurar ao Partido Socialista as condições para gerir o Município de acordo com as suas opções políticas e com o programa eleitoral que foi sufragado pela maioria dos castrenses, apesar dos erros e irregularidades técnicas detectadas nos documentos e das incoerências políticas evidenciadas.”
A proposta foi aprovada por maioria, com 9 votos a favor do PS e 10 abstenções da CDU.
Relativamente à nova proposta de fixação da taxa de participação variável no IRS em 5%, a CDU votou a favor, actuando com responsabilidade e consciência, garantindo, deste modo, uma posição coerente com a defesa dos interesses da autarquia e dos castrenses.
A proposta foi aprovada por maioria, com 16 votos a favor, do PS e da CDU e 3 abstenções do PS.

22 de dezembro de 2017











FALSA NOTÍCIA!

A notícia do CORREIO ALENTEJO, com data de 22/12, partilhada na página de Facebook do Presidente da Câmara de Castro Verde, contém um erro grosseiro.
Nesta notícia relata-se a reunião da Assembleia Municipal de 21/12 e, depois de abordar as Grandes Opções do Plano e Orçamento, afirma-se que “a Assembleia Municipal chumbou a proposta, aprovada em sede de Câmara, de redução da taxa de participação do Município no IRS de 5% para 4,5%.”, afirmação ilustrada com algumas palavras proferidas por António José Brito.
DESCONHECEMOS O AUTOR DA NOTÍCIA, NEM SE, AO MENOS, ESTEVE PRESENTE NA REUNIÃO, MAS NADA DISTO SE PASSOU!
Nesta reunião da Assembleia Municipal a CDU votou favoravelmente a proposta do Sr. Presidente da Câmara - uma taxa de participação no IRS de 5% -, que tinha sido aprovada, por unanimidade, na reunião de câmara de 14/12.
22 DE DEZEMBRO DE 2017











CASTRO VERDE


ACTIVIDADE DOS ELEITOS DA CDU NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE CASTRO VERDE - DERRAMA, IMI E IRS 

Realizou-se no passado dia 23 de Novembro uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal que, entre outros, apreciou e votou as propostas de fixação das taxas dos Impostos Municipais e da participação variável no IRS a aplicar no ano de 2018.
As propostas relativas à taxa do IMI e da Derrama, que reproduziam os valores praticados nos últimos anos de gestão CDU, foram aprovadas por unanimidade.
A proposta sobre a taxa de participação variável da Autarquia no IRS (no sentido da sua redução de 5% para 4,5%) colheu os votos CONTRA dos eleitos da CDU (acompanhada de declaração de voto) e, consequentemente, foi rejeitada. 
Tal posição, no seguimento da postura desde sempre defendida pela CDU – Coligação Democrática Unitária, assenta no fundamento de que não é através de medidas avulsas, e à custa do orçamento municipal de cada concelho, que deve ser concretizada uma política nacional de justiça fiscal.
Por outro lado, a proposta agora em apreciação, mostra-se muito aquém das propostas apresentadas no passado pelo Partido Socialista enquanto oposição, e das promessas que fez nesta campanha eleitoral - passar de 5% para 2%, sem que tenha sido dada uma justificação cabal acerca do que a fundamenta.
Os eleitos da CDU – Coligação Democrática Unitária reiteram, desta forma, a sua posição de princípio, esperando da parte do Partido Socialista, e do executivo municipal, a assunção de uma posição coerente com a defesa dos interesses da Autarquia e dos Castrenses.
A CDU aguarda serenamente os desenvolvimentos sobre o assunto para, em sede da próxima Assembleia Municipal, o voltar a apreciar e votar de forma responsável, consciente e no sentido da defesa intransigente do interesse público.
26 de Novembro de 2017








CASTRO VERDE




AS RAZÕES DO VOTO CONTRA DA CDU À PROPOSTA DO PS SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA AUTARQUIA NO IRS

A CDU votou contra a proposta do PS apresentada na reunião de Câmara de 9 de Novembro e explicitou as suas razões em declaração de voto, entregue na altura da votação.
“Infelizmente”, no site oficial do Município de Castro Verde, em paralelo com a defesa e a apologia demagógica da proposta do PS, a declaração de voto da CDU não foi publicada, mostrando mais uma vez a parcialidade da informação produzida pelo Partido Socialista e a manipulação descarada da opinião pública que tenta fazer.
Com efeito, votámos “CONTRA”. 
Porque independentemente da exigência do desagravamento da carga fiscal, em particular sobre os rendimentos do trabalho, sempre reivindicada pela CDU, não faz qualquer sentido que, quanto ao IRS em concreto, o desagravamento da carga fiscal se faça desigualmente, de concelho para concelho, ao sabor das necessidades financeiras de cada município, da vontade política dos seus órgãos ou de meras opções demagógicas.
Muito menos sentido faz que este desagravamento seja concretizado à custa dos municípios, pela redução, ainda que «voluntária», da participação nos recursos públicos a que constitucionalmente têm direito.
O «benefício» fiscal que resultaria do facto de os municípios abdicarem da participação no IRS, no todo ou em parte, é:
• Socialmente injusto por reduzir a carga fiscal a quem tem mais rendimentos, ou seja tanto mais quanto maiores forem os rendimentos;
• De montante ridículo para cada um dos beneficiários, mesmo para os de mais altos rendimentos, e nulo ou quase nulo para a generalidade da população;
• Significativo, quando acumulado, podendo contribuir para diminuir a capacidade de realização dos municípios e, consequentemente, degradar os níveis ou a qualidade do atendimento aos cidadãos ou, em alternativa, pressionar no sentido da busca de receitas alternativas em outros impostos, taxas, tarifas ou preços.
Estas são as razões do voto contra da CDU.
Por fim chamamos a atenção para o facto dos vereadores do Partido Socialista, enquanto oposição em mandatos anteriores, terem sempre apresentado propostas sobre a mesma matéria de 2% e agora virem apresentar uma proposta de 4,5%. 
Mudam-se os tempos…


20 de Novembro de 2017


"A CÂMARA MAIS PRÓXIMA DAS PESSOAS"?


O novo executivo camarário anunciou, com ampla divulgação na vila de Castro Verde e por todo o concelho, o seu horário de atendimento ao público. Seis horas semanais distribuídas entre o presidente e os dois vereadores!

Antes, durante os 41 anos de gestão CDU, o atendimento ao público foi sempre diário e sem hora marcada, ou seja, no mínimo, os eleitos estavam disponíveis mais de 35 horas por semana para receber os munícipes.

"A CÂMARA MAIS PRÓXIMA DAS PESSOAS" SERÁ PROPAGANDA ENGANOSA OU SIMPLESMENTE UMA OPÇÃO COM O OBJECTIVO DE SELECCIONAR OS ASSUNTOS OU OS MUNÍCIPES QUE PODEM SER RECEBIDOS?








CASTRO VERDE



Executivo PS vota contra Moção dos vereadores da CDU a exigir resolução urgente da ligação entre Beja e Lisboa

Na reunião da Câmara Municipal realizada no dia 9 de Novembro de 2017, os vereadores da CDU apresentaram uma Moção no sentido de exigir a urgente resolução da ligação ferroviária entre Beja e Lisboa.
A moção foi rejeitada pelos votos CONTRA do presidente e dos vereadores eleitos pelo Partido Socialista.
Assim se vê quem defende os interesses das populações do nosso distrito!


Instalação das Juntas de Freguesia da CDU


Na sequência das Eleições Autárquicas do passado dia 1 de outubro, decorreu nos passados dias 16 e 17 a instalação dos novos órgãos autárquicos.
O PS tem a maioria na Câmara Municipal e na Junta da União de Freguesias de Castro Verde e Casével.
A CDU tem a maioria nas Juntas de Freguesia de Entradas, de São Marcos da Atabueira e de Santa Bárbara de Padrões e na Assembleia Municipal.

Recorde-se que são membros da Assembleia Municipal as pessoas eleitas para esse órgão mais os Presidentes de Junta de Freguesia. Assim: PS 8+1=9 / CDU 7+3=10.
(21 de Outubro de 2017)