quarta-feira, 1 de maio de 2024


Moção de Saudação ao 1º de Maio

 

No momento em que se comemora o cinquentenário da Revolução dos Cravos e o emergir da liberdade para o povo português, não podemos deixar de saudar o 1º de maio, Dia dos Trabalhadores, porque foi precisamente nessa data que, em 1974, o povo português saiu à rua, numa explosão de alegria e de esperança, em grandes manifestações de apoio à revolução e de celebração do fim da ditadura, tal como aconteceu em Castro Verde.

Celebrar o 1º de Maio, em 2024, não é apenas recordar o significado das lutas laborais e sindicais iniciadas no final do século XIX, em particular a luta dos operários que em Chicago, em 1886, saíram à rua para reivindicar melhores condições de vida e de trabalho e que foram fortemente reprimidos.

Celebrar o 1º de Maio é recordar que há muitas lutas para travar nas mais diversas áreas laborais, numa sociedade em constante transformação, que se confronta com novos desafios, onde permanecem velhos problemas e onde se perdem direitos dados por adquiridos.

É recordar que é preciso lutar contra a precariedade, contra a perda de poder de compra e contra as desigualdades sociais e de género assentes em desigualdades salariais.

É recordar que é preciso lutar pelo aumento do salário mínimo, pela dignificação do trabalho, pela revogação de normas gravosas da legislação laboral, pela conciliação da vida laboral com a vida familiar e pela melhoria do bem-estar e da qualidade de vida.

Assim, saudamos todas as mulheres e homens trabalhadores, saudamos todos os que anseiam sair de situações de desemprego e regressar à vida ativa, e saudamos todos os jovens que em início de carreira se confrontam com a precariedade e a falta de emprego.

Saudamos em particular aqueles que vivem ou trabalham no concelho de Castro Verde e que com o seu trabalho contribuem para uma sociedade que se quer mais justa e fraterna.

Saudamos também as organizações sindicais e outros movimentos representativos da luta pelos direitos laborais.

Os eleitos da CDU propõem que a Assembleia Municipal de Castro Verde, na sua sessão Ordinária de 29 de abril de 2024, delibere aprovar a presente moção.

A presente moção de saudação deverá ser remetida para o Senhor Presidente da República, o Senhor Presidente da Assembleia da República, o Senhor Primeiro-Ministro, os Grupos Parlamentares da Assembleia da República, a CGTP-IN (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses, Intersindical Nacional) e a UGT (União Geral dos Trabalhadores).

 

 

Castro Verde, 29 de abril de 2024

Os eleitos da CDU na Assembleia Municipal