quarta-feira, 16 de março de 2022

 

 CASTRO VERDE


Proposta de Moção

PELA PAZ NA UCRÂNIA


Perante os gravíssimos acontecimentos que há duas semanas assolam o leste da Europa, a Câmara Municipalde Castro Verde, reunida em 10 de março de dois mil e vinte e dois, condena de forma veemente os atos de guerra perpetrados pela Federação Russa contra a Ucrânia, que originaram uma enorme tragédia humana, causando destruição, mortes e mais de dois milhões de refugiados. 


Condena igualmente todos os atos que atentem contra as normas do direito internacional, que ponham em causa a soberania dos Estados, o direito à autodeterminação, à paz e integridade dos povos. 


Apela ao fim imediato da intervenção militar, para que seja possível encetar negociações que levem à resolução do conflito pela via diplomática, no estreito cumprimento da Carta da Organização das Nações Unidas e da Ata Final dos Acordos de Helsínquia.


Nada justifica a guerra e a consequente perda de vidas humanas, pelo que a resolução dos conflitos pelos meios pacíficos de diálogo e entendimento, é a única forma de assegurar a paz, a prosperidade e a cooperação entre países.


Esta guerra poderá trazer à Europa consequência graves e imprevisíveis. É urgente que os interesses económicos, geopolíticos e expansionistas, não se sobreponham aos valores da vida humana e da democracia.


A Câmara Municipal de Castro Verde expressa a sua total solidariedade para com o povo ucraniano e advoga que a prioridade deverá ser a de assegurar todo o apoio humanitário à população, de modo a minimizar os impactos da guerra.


Solidariza-se igualmente com os cidadãos russos, que não concordando com a guerra, são também vítimas dentro do seu próprio país, e aos que estando fora sofrem ameaças e discriminações, devido a um conflito para a qual não contribuíram.  


A guerra nunca será a solução para os problemas dos povos, pelo que reiteramos o apelo à paz e entendimento entre a Rússia e a Ucrânia, e ao fim imediato dos ataques,para que seja possível abrir caminho às negociações e ao entendimento. 



Castro Verde, 10-03-2022


Maria de Fátima Fialho Silva

João Miguel Benedito Branco