domingo, 19 de novembro de 2017

MOÇÃO - Exigimos a urgente resolução da ligação ferroviária de Beja /Lisboa


CASTRO VERDE


MOÇÃO
Exigimos a urgente resolução da ligação ferroviária de Beja /Lisboa

Considerando que a ferrovia é importantíssima para o desenvolvimento económico da nossa região, como meio de transporte de passageiros, para o trabalho, negócios, o lazer ou turismo, e também enquanto do transporte de mercadorias.
Considerando que o transporte ferroviário é mais cómodo, causa menos impactos ambientais, o tempo de viagem entre Beja e Lisboa tem uma duração menor que o transporte rodoviário - cerca de 2h10m -, beneficia uma importante capital de Distrito e diretamente a população servida pelas estações de Beja, Cuba, Alvito e Vila Nova da Baronia, que diariamente o utilizam para as suas deslocações para o trabalho, para a escola ou para tratar de quaisquer outros assuntos.
Considerando que desde há muito tempo as populações, as autarquias locais e todos os agentes de desenvolvimento da região reivindicam a eletrificação de linha entre Beja e Casa Branca, a melhoria dos comboios e a reposição dos serviços retirados, até ao presente não obtiveram qualquer resposta e nos recentes anunciados investimentos para a ferrovia nacional não consta qualquer verba para estas obras.
Considerando que desde há cerca de duas semanas o serviço tem vindo a piorar, alguns horários das automotoras entre Beja e Casa Branca têm sido suprimidos e substituídos por transporte em autocarro, acarretando por vezes inconcebíveis atrasos e incómodos aos utentes.
A Câmara Municipal de Castro Verde, reunida em sessão ordinária decide:
1-     Rejeitar qualquer forma encapotada por parte do Governo do Partido Socialista de encerrar o troço da linha Beja – Casa Branca e exigir o compromisso público do não encerramento deste serviço, assim como a consignação, desde já, de verbas para a sua qualificação, nomeadamente através da eletrificação deste percurso, bem como o comprometimento quanto à calendarização e previsão das referidas melhorias.
2-     Exigir que na ligação Beja - Casa Branca seja retomada a normalidade, desde já.
3-     Em caso de ausência de resposta, ou de o governo confirmar a intenção de encerrar a linha, convocar as populações os empresários e as suas estruturas associativas para, em conjunto, se encontrarem formas de oposição a esta grave agressão ao desenvolvimento da região e ao bem-estar das suas populações.
4-      Dar conhecimento à comunicação social, a todos os órgãos de soberania, às associações empresariais e à população.

Castro Verde, 7 de Novembro de 2017
  
   Francisco Duarte


António João Colaço